Todos nós conhecemos pelo menos um tipo de museu, seja de arte, ciência, história natural, ou espaço cultural De fato, essas tipologias de espaços buscam evidências de fenômenos sociais, civilizatórios, culturais e afins, buscando resgatar e comunicar tais objetos e histórias.
Porém, hoje, falaremos dos museus destinados ao bizarro, mórbido, e macabro! E o mundo está repleto deles espalhados por aí, como:

1. Catacumbas dos Capuchinos - Palermo, Itália

Localizado abaixo de um cemitério do século XVI, é um espaço que contempla 8.000 corpos mumificados, de indivíduos que morreram entre os séculos XVII e XIX. Os corpos ficam expostos nas paredes ao longo do percurso, numa espécie de tributo aos que se foram.

Fonte: http://segredosdomundo.r7.com/


2. Mütter Museum - Pensilvânia, EUA
Criado em 1858, o museu conta com um acervo sobre anomalias médicas, como fotos de pacientes doentes e com anomalias incomuns, cérebros expostos de assassinos e epiléticos. Também possui uma área destinada a crânios, um molde de gesso dos gêmeos siameses Chang e Eng, e um esqueleto de um suposto "homem gigante". Existe ainda, alguns frascos expostos com criaturas supostamente humanas.

Fonte: http://weirdus.com/

Fonte: http://jerseykids.net/

Fonte: http://muttermuseum.org/



3. The Vent Haven Ventriloquist Museum – Kentucky, EUA

Conhecido como o único museu que conta a história dos ventríloquos, o espaço possui um acervo com 700 peças, ou seja, marionetes, sentadas, encarando o visitante. Vai encarar?

Fonte: http://cincinnatiusa.com/


4. Museu das Múmias - Guanajuato, México

Como as Catacumbas, o museu também expõe corpos mumificados de homens, mulheres e crianças, com rostos expressivos. Porém, com uma história bem diferente. Estes corpos são fruto do surto de cólera na região em 1853, em entre os anos 1865 e 1958, estes cadáveres foram retirados do local por motivos financeiros, já que não podiam pagar os impostos. 

Fonte: http://obviousmag.org/
 Fonte: http://epocanegocios.globo.com/
                                                Fonte: http://www.depoisdecasada.com.br/


5. Museu Dupuytren - Paris, França

Aberto em 1835 por um anatomista parisiense, o museu contem um acervo de 6.000 peças, dentre elas crânios, órgãos humanos, fetos e esqueletos, buscando mostrar as anomalias médicas. Na exposição, encontram-se, por exemplo, gêmeos siameses e fetos que nasceram com o intestino exposto.

Fonte: http://www.topito.com/
                                    Fonte: https://couponbomb.wordpress.com/


Referência: http://www.jornalciencia.com/top-9-museus-mais-assustadores-do-mundo/


                                    

Deixe um comentário