Dia 23 de maio às 14:30h é nosso tão esperado seminário de abertura! A entrada será franca e após seu encerramento haverá a abertura oficial da exposição, que ficará aberta por 2 semanas e com visitação gratuita.
Buscando trazer para debate a trajetória, repercussões e caraterísticas do gênero Terror nos filmes, bem como o entendimento acerca de seu principal motor, o medo, convidamos três especialistas para nos auxiliarem nas discussões sobre este gênero cinematográfico no seminário. Oferecemos a todos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre nossos palestrantes e os assuntos abordados por eles durante o evento:  


FERNANDO TOSTE

Título : “Encruzilhadas: Perspectivas Sobre o Cinema De Horror no Brasil”

Resumo: Um panorama histórico da produção de filmes de horror brasileiros e de sua inserção cultural e comercial no cenário da cinematografia local ao longo das décadas, com uma especial ênfase no momento atual. Debatendo o papel da cinefilia e da nova geração de cineastas e produtores na recente onda de filmes de gênero, o palestrante investiga, a partir de suas experiências profissionais e pessoais, o atual momento do horror brasileiro e seus possíveis desdobramentos.

Currículo: Fernando Toste é formado em Cinema pela UFF. Como crítico, teve passagens por veículos como a Contracampo, Revista Cinética e TwitchFilm. Idealizou e produziu o RioFan - Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio entre 2007 e 2012, atuando como diretor e programador-chefe. Sua recente tentativa de trabalhar como roteirista foi eternizado nas telas por Jack Nicholson e Stanley Kubrick, no filme O Iluminado. 


HERNANI HEFFNER

Título: "O horror no cinema - uma visão panorâmica"

Resumo: Fruto da modernidade ocidental, a narrativa de horror emerge no século XVIII e alcança notável notoriedade com o cinema, a sobretudo do Expressionismo alemão, na década de 1920 no século passado. Em uma apresentação sintética apresentaremos três momentos de sua trajetória: os primórdios, envolvendo o Expressionismo, o "terror" clássico hollywoodiano e a influência da psicanálise na transição para o cinema moderno; o período clássico, com os fantasmas orientais, os psicopatas do primeiro mundo e os "selvagens/monstros" do terceiro mundo; e o contemporâneo, surgido com o cinema maneirista dos anos 1970 e metaforizado nos zumbis, criaturas, ciborgues, exterminadores, etc. da cena atual.

Mini-currículo: Hernani heffner é Conservador-Chefe da Cinemateca do MAM e professor de História do Cinema da Puc Rio


CARLOS ROBERTO OLIVEIRA

Título: “PELA ESTRADA AFORA…”

Resumo: Do olhar de Medusa ao grito de Pan, o medo toma múltiplas e variáveis formas.  Fisiológico ou patológico,  não tem maiores dificuldades para transpor a discutível fronteira natural/sobrenatural. Sendo desde cedo ensinado, torna-se peça chave no controle e manipulação das massas. De nascimento tão obscuro quanto sua etimologia, em última instância, aponta para a morte. Vivendo entre tótens e tabus, conjuga-se bem com visitas de pestes e doenças, enquanto ceifam populações inteiras, arruínam heróis temerários e pastores incompetentes, sobretudo, em períodos de crise social.

Currículo: Carlos Roberto Oliveira, médico, pesquisador, professor do Departamento de Saúde Coletiva – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutor em Ciências pela FioCruz/Johann Wolfgang Göethe Universität/Frankfurt. Desenvolve pesquisas sobre Bioética e Mídia, além de tradutor e escritor.

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